Maria Alice S. Ferreira, Rachel Callai Bragatto, Eduardo Barbabela e Francisco Kerche

Publicado no GGN

 

Que as redes sociais não se comportam da mesma maneira não é algo novo. Enquanto o Twitter é terreno fértil para os debates políticos ou futebolísticos, o Instagram parece ancorar discussões comportamentais e de estilo de vida, ecoando celebridades dos mais diversos campos. No YouTube, a polarização ganha espaço faz tempo e o Facebook, entre o esvaziamento e a replicação de outras redes, parece ser o novo CEP digital: se não está lá, não existe – porém não aguarde grandes novidades ou exclusividades por ali.

Mas como os grandes debates nacionais transitam nessas diferentes redes sociais? Há diferença no engajamento, interações e visualizações? Ainda que não sejam possíveis grandes generalizações, foram essas perguntas que guiaram a exploração da repercussão das viagens do presidente Bolsonaro para acompanhar o enterro da rainha Elizabeth II, do Reino Unido, e a sua participação na ONU na semana passada, dois dos eventos que mais repercutiram na agenda política. 

Essa repercussão, porém, se deu de forma diferente em cada mídia social. O Observatório das Eleições monitorou em quatro redes sociais as principais menções relacionadas às viagens de Bolsonaro. Para isso, captou dados de todas as postagens e publicações no período de 17 a  20 de setembro que usavam os termos relacionados à  viagem, como: “bolsonaro rainha”, “bolsonaro viagem”, “bolsonaro ONU”.

No Facebook, os dados analisados mostram que as postagens sobre o tema com maiores interações foram de atores alinhados ao bolsonarismo e publicações do próprio presidente Jair Bolsonaro. 

As interações são métricas que consideram os números de reações, comentários e compartilhamentos para avaliar o sucesso ou não das publicações nas redes sociais. Já as visualizações medem quantas pessoas visualizaram o conteúdo em seu feed ou na página da publicação, mesmo que não tenham reagido a ele. 

Em relação às interações, destacam-se as páginas de Carla Zambelli, que aparece com três dentre as dez postagens com maior engajamento, gerando cerca de 180 mil interações, e de Eduardo Bolsonaro com duas postagens somando um engajamento de mais de 140 mil cliques. 

Apenas uma publicação crítica a Bolsonaro aparece entre as com maior interação. Trata-se de uma postagem do “Brasil de Fato” repercutindo uma projeção surgida em Nova Iorque criticando o atual presidente da República.

No que se refere às visualizações no Facebook, duas páginas do grupo UOL – UOL e UOL Notícias – se destacaram com mais de 700 mil visualizações cada no período analisado. Nas posições seguintes temos quatro páginas bolsonaristas: “Bolsonaro TV”, “Bolsonaro Presidente 2022”, “Folha Política” e “Notícias do Brasil”, todas com mais de 520 mil visualizações (gráfico 1). Na sétima posição, temos a página da BBC Brasil, sucursal brasileira da empresa britânica, que acompanhou todos os movimentos do cortejo fúnebre de Elizabeth II. Em seguida, temos mais três páginas alinhadas com o Bolsonarismo: “Apoiadores do Dr. Serginho”, “Professor Paschoal” e a “Jovem Pan News”. 

Portanto, dentre as dez páginas do Facebook que tiveram maior número de visualizações, sete delas possuem publicações favoráveis a Bolsonaro, somando quase três milhões de visualizações, enquanto as demais páginas possuem quase 1,9 milhão de visualizações. Essas outras três páginas são de empresas de comunicação tradicionais, fornecendo informações de caráter jornalístico e, portanto, de natureza distinta das demais.

Nesse sentido, podemos perceber que o Bolsonarismo dominou a narrativa dentro do Facebook, superando inclusive conteúdo noticioso sobre a morte da rainha e a Assembleia da ONU.

Ao olharmos para a repercussão da viagem nas  páginas do Instagram, percebemos que a cobertura sobre a presença de Bolsonaro no enterro da Rainha e na Assembleia da ONU, pelo menos no top dez de interações, também ficou  desequilibrada, com quatro páginas com postagens pró-Bolsonaro ou alinhadas com o presidente (gráfico 2). Carla Zambelli destaca-se mais uma vez com duas postagens dentre as com maiores níveis de engajamento, gerando 600 mil interações. Porém, foi possível identificar uma grande repercussão de perfis noticiosos, como a Folha de São Paulo. Além disso,  aparecem outros canais, como a Mídia Ninja, identificada com o campo do lulismo.

Quando avaliamos as páginas com maior número de visualizações no Instagram, notamos um equilíbrio maior entre as páginas bolsonaristas e as contrárias ao presidente (gráfico 3). Entre as páginas com conteúdos favoráveis ao atual presidente da República temos um total de quatro: Portal R7, Jornal da Record, Eduardo Bolsonaro e Jovem Pan News. As quatro páginas juntas somam mais de 3,5 milhões de visualizações, quantidade superior à soma das seis páginas não bolsonaristas (3,3 milhões). Entretanto, podemos perceber que essa distância não é tão discrepante quanto era no Facebook, demonstrando que existe uma disputa pela narrativa no Instagram entre as principais páginas no topo.

As duas publicações das páginas da Record (Jornal da Record e Portal R7) são as que possuem o maior número de visualizações no período, mais de 1,46 milhões de visualizações. As duas veiculam o mesmo vídeo, uma reprodução da passagem de Bolsonaro pela Inglaterra e um grupo de apoiadores ovacionando o atual presidente. Apenas como comparação, a terceira posição é do jornal O Povo com mais de 500 mil visualizações com um vídeo sobre a publicação de Bolsonaro comparando a gasolina no Brasil e na Inglaterra.

O Twitter mostra um pouco mais de equilíbrio entre os campos bolsonarista e lulista, reforçando a ideia de que o campo lulista tem ganhado força nessa mídia social (gráfico 4). Os três tweets com maior número de interações sobre o tema durante o período analisado dizem respeito a críticas a Jair Bolsonaro durante a viagem. Ao mesmo tempo, quatros contas de apoiadores de Bolsonaro aparecem com maior número de interações: os candidatos Jouberth Souza e Nikolas Ferreira, o comentarista Rodrigo Constantino e o jornalista Kim D. Paim. Os perfis oficiais de Lula e Jair Bolsonaro aparecem também entre os com mais engajamento.

Já a análise feita no Youtube mostra que grande parte dos canais com maiores índices de interação estão ligados ao campo bolsonarista, como é o caso do  “Os Pingos nos Is”, por exemplo,  que aparece com três vídeos publicados entre os mais vistos, somando quase quatro milhões de interações. Isso reforça a ideia de que há o predomínio de canais bolsonaristas nesta plataforma. 

 

No entanto, chama atenção o grande número de interações no vídeo divulgado pelo  canal do Lula (gráfico 5). Trata-se do vídeo “Conheça Bolsonaro”, que foi transmitido na televisão durante o horário  eleitoral gratuito. Dessa forma, percebe-se que, apesar de ser um ambiente com grande atuação bolsonarista, o perfil do Lula parece ter conseguido, ao menos nesse caso, atrair um grande público e furar sua bolha. O fato do vídeo ter sido divulgado durante o horário eleitoral também pode ter ajudado a conseguir esse grande número de interações.

De forma geral,  podemos perceber que a passagem de Bolsonaro pela Inglaterra e também pela Assembleia da ONU teve repercussões distintas, variando a partir de cada plataforma. Foi possível perceber um domínio da narrativa bolsonarista no Facebook e, com um pouco menos de frente, no Instagram. Apesar da esquerda conseguir emplacar alguns perfis e postagens específicos no período analisado, a direita bolsonarista conseguiu manter a narrativa mais próxima a sua perspectiva nas duas redes. 

Por outro lado, a disputa entre os campos parece ter sido mais equilibrada no Twitter, com tweets mais críticos à viagem do presidente, alcançando um maior número de engajamento. Já  a análise Youtube mostra o predomínio de perfis bolsonaristas entre os vídeos mais publicados, porém as interações desses vídeos não conseguem alcançar o engajamento do vídeo “Conheça Bolsonaro” do canal do Lula.

A análise reforça, mais uma vez, que o uso das mídias sociais por atores políticos pode dar resultados distintos de acordo com cada plataforma. Se, durante muito tempo, a direita e o bolsonarismo dominaram o campo digital, os dados recentes mostram uma tendência de crescimento do campo lulista em alguns desses espaços, como é o caso do Twitter e, em certa medida, do Instagram. Dessa forma, ao olhar para ações políticas no campo digital, como é o caso da campanha eleitoral, é preciso estar atento às especificidades de cada plataforma, levando em conta suas affordances e potencialidades e como elas podem impactar seus usuários. Cada mídia social tem propósitos e formatos específicos, e consequentemente, perfis distintos de usuários.  As equipes que gerenciam essas campanhas parecem conhecer as plataformas e as utilizam de forma específica para seus objetivos.

 

Maria Alice S. Ferreira é doutora e mestra em Ciência Política pela UFMG. Pesquisadora em estágio pós-doutoral no INCT IDDC.

Rachel Callai Bragatto é jornalista, mestre e doutora em Sociologia pela UFPR. Foi visiting researcher na University of California – Los Angeles. Pesquisadora em estágio pós-doutoral no INCT/IDDC. Interessada em temas como democracia digital, participação política e cibercultura. 

 

Eduardo Barbabela é doutor e mestre em Ciência Política pelo IESP UERJ. Atualmente é pesquisador do Manchetômetro (LEMEP IESP-UERJ) e do INCT/IDDC. Realiza pesquisas nos campos de representação política, comunicação política, teoria democrática, liberdade de expressão e comportamento político.

Francisco Kerche é Analista de dados do Greenpeace – BR e mestrando no programa de pós-graduação em sociologia e antropologia. Com ênfase em sociologia digital, métodos digitais e ciências sociais computacionais.